[DOWNLOAD] "Comunicação" by Joana T. Puntel # eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Comunicação
- Author : Joana T. Puntel
- Release Date : January 01, 2010
- Genre: Social Science,Books,Nonfiction,Professional & Technical,Education,Language Arts & Disciplines,
- Pages : * pages
- Size : 2464 KB
Description
Esta obra vem prestar uma importante contribuição aos agentes pastorais e responsáveis pela área de Comunicação Social da Igreja. No entanto, sendo a comunicação um objeto de interesse e discussão das mais diferentes áreas do saber e um tema transversal para todas as disciplinas, deve também despertar a atenção de estudiosos em âmbito leigo.
A autora, que se tornou uma referência da Igreja Católica no campo da pesquisa em comunicação, recupera o pensamento da instituição sobre o tema, apresentando seus documentos e as mensagens pontifícias, que são objeto de reflexão à luz das novas tendências, processos e paradigmas que a sociedade contemporânea vivencia. Também expõe as análises que realizou, por ocasião de conferências e simpósios dos quais participou, destacando a questão da midiatização como um dos assuntos mais estudados e debatidos pelos pesquisadores atualmente e a importância da figura do Apóstolo Paulo como comunicador. Por fim, reproduz a entrevista concedida à revista Novos Olhares, da USP, salientando o interesse de uma publicação leiga e dirigida ao público universitário pelo tema Igreja e Comunicação, e aborda a contribuição da União Brasileira de Comunicação Social - UCBC para a construção do pensamento comunicacional e o desenvolvimento do método LCC para a leitura crítica.
Do mosaico de saberes que permeiam e envolvem a comunicação no mundo atual e são examinados nesta obra, emerge a conclusão de que há uma profunda mudança em curso: a comunicação não é mais um conjunto de meios "singulares", que muitos já chamam de "velha mídia", mas se converteu em um "ambiente vital", isto é, instituiu uma cultura que influi e na qual se move cada aspecto da vida individual e social.
A Igreja reconhece a necessidade de buscar um modo de comunicar de forma inculturada "na" e "pela" cultura midiática, marcada pela ambiguidade dos novos modos de comunicar e criar relações. Apesar dos dilemas a serem enfrentados, Joana T. Puntel identifica nessa nova realidade o